segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CAMINHAR PELA SENDA DO MEIO


Gautama Buda descreveu a iniciação do chakra do plexo solar quando ensinou que o maior progresso espiritual é alcançado quando caminhamos pela “Senda do Meio”.
Ele aprendeu esta lição sozinho. Por seis anos praticou regras de ascetismo muito rígidas e por isso ficou tão fraco que desmaiou, e todos pensaram que havia morrido.

Quando se recobrou, percebeu a futilidade do ascetismo excessivo e prolongado. Um dia, depois de se alimentar com uma substanciosa refeição de leite de arroz, fez o voto de sentar-se sob uma figueira até que alcançasse a iluminação.
Ele enfrentou muitas tentações sentado sob a árvore – tentações que nunca teria vencido se o seu corpo, o seu coração, a sua mente e a sua alma não estivessem fortes.

Em seu primeiro sermão depois da Iluminação, feito em Sarnat, na Índia, Gautama explicou que só podemos alcançar a iluminação evitando os extremos como a auto-indulgência e a mortificação – devemos caminhar pela Senda do Meio.
Anos mais tarde, ele ensinou aos seus discípulos: “Ninguém pode manifestar a Iluminação completa seguindo uma senda que deixa a pessoa exaurida e fraca”. 

Dessa forma ele expressou um dos preceitos espirituais mais importantes de todos os tempos: Busque o equilíbrio em tudo.
Um marco do Caminho do Meio é a tolerância. Seu oposto é o fanatismo ou extremismo, seja para a esquerda, seja para a direita. Tolerância significa aceitar os outros como eles são, porque não estamos na pele deles para saber o fardo que levam. 

Por outro lado, evitar extremos não quer dizer que sejamos insípidos. O ponto de equilíbrio deve ser forte, porque deve estar centrado num sentimento sólido de identidade e propósito.
- Será que permaneço centrado quando realizo meus desejos e paixões? Ou deixo-me levar a extremos? Será que estes extremos têm efeito negativo sobre mim e sobre os outros?
- Existe alguma coisa que busco compulsivamente que me esteja impedindo de alcançar a paz interior?
- Sou capaz de retornar ao meu centro facilmente quando me vejo desequilibrado?

DO LIVRO - OS SETE CENTROS DE ENERGIA
ELIZABETH CLARE PROPHET


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário